terça-feira, 25 de outubro de 2011

Observar, investigar e agir....

Bom dia Pessoal!!


Início da investigação, proporcionando atividades que me dessem respostas.


Não posso deixar de compartilhar com vocês uma das atividades da sala de recursos que é a investigação. Quero hoje apresentar o aluno Vitor, ele chegou até a minha sala com dificuldade de aprendizagem , o professor da turma gostaria muito que eu investigasse esta criança. Pois bem, comeceu a observar qual era o conhecimento que ele já havia adquirido, coloquei algumas imagens para que ele me descrevesse o que estava vendo, qual era o nome, o que ela era, para que servia a imagem. Então foi que eu me surpreendi, ele não conseguia me descrever com detalhes o que estava vendo, ele somente me dizia a cor. Chamei a família para conversarmos e entender como era esta criança e quais eram suas atitudes diante da TV, revistas, livros que manuseava em casa. Minhas suspeitas se concretizaram, realmente o aluno apresentava dificuldades para ver. Encaminhamos a criança para um departamento na secretaria de educação e ele pode se consultar com um oftalmologista, e de fato o aluno precisava fazer uso de óculos e o grau receitado era bem relevante. De seis em seis meses ele faz acompanhamento com a equipe médica que o atende, ele tem o diagnóstico de baixa visual bilateral. Hoje o Vitor está no processo de alfabetização, faz uso do caderno de pauta larga, suas atividades são ampliadas para melhor visualização e desempenho das mesmas.
O aluno já assistido e iniciando o processo de alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário